Enfim pensar em sustentabilidade em nossos projetos e obras no varejo deixou de ser algo para poucos! Com o passar do tempo, produtos que podemos considerar sustentáveis passaram a ser acessíveis financeiramente para a maioria das pessoas que querem construir e reformar.
O que é necessário agora é conhecer cada produto para saber as melhores maneiras de aplicar. Vamos ver isso na prática?!
O que é necessário agora é conhecer cada produto para saber as melhores maneiras de aplicar. Vamos ver isso na prática?!
Você conhece o OSB? O OSB é um painel estrutural de fibras de madeira 100% vindos do reflorestamento. Pela sua composição é um material com uma boa rigidez o que nos permite usar com tranquilidade em paredes, pisos e na fabricação de móveis. Seu aspecto também é muito interessante no ponto de vista estético. E o melhor de tudo é que tem um ótimo custo em relação aos demais painéis que servem para mesma função.
Outro material que é amplamente usado e pode ser considerado sustentável é o gesso! Em suas diversas formas, seja em placa de drywall ou no material bruto. Isso porque sua matéria prima pode ser reaproveitada e não gera resíduos tóxicos. Outro fator é que em obra, o consumo de água é muito baixo, e por ser um material com maior precisão no seu corte e instalação gera pouco desperdício na execução.
Juntamos esses dois materiais em um projeto conceitual do restaurante Yes Poke, feito juntamente com o branding da marca e os desejos do cliente. E o resultado gerou uma loja com um diferencial sofisticado. O OSB ganha destaque nas paredes e nas vigas marcadas no teto. Enquanto painéis perfurados de gesso estão na parede e na fachada da loja e que ganham ainda mais vida quando juntamos com as luzes em led.
Materiais vindo da terra também são ótimos produtos ecofriedly. Assim como o gesso, são reaproveitáveis, são atóxicos. Além disso gastam pouca energia na sua produção e quando utilizados como paredes tem uma ótima característica térmica. Além de também terem um custo bem baixo em seus diversos produtos.
A madeira de demolição já é um produto popularmente conhecido, esteticamente muito sofisticado e que pode ser usado de diversas maneiras no design de interiores. É verdade que esse tipo de madeira não tem um valor tão atrativo, mas porque não usar em detalhes?!
Esses dois materiais acima foram aplicados em mais uma loja alimentícia que fizemos, o Cordeiros. Mesclando rusticidade com a modernidade! O cobogó foi utilizado como material principal do bar e atendimento do restaurante: o coração do local! Já a madeira de demolição foi utilizada em alguns balcões e mesas do lado externo do restaurante. E o conjunto com os demais elementos levou a um resultado único!
A PR+ Arquitetura & Interiores pode te ajudar a aplicar sustentabilidade em sua marca / loja, entre em contato com a gente!
Agende sua consultoria pelo e-mail: contato@prmaisarquitetura.com
Facebook: www.facebook.com/prmaisarquitetura
Instagram: www.instagram.com/prmaisarquitetura
Linkedin: www.linkedin.com/company/prmaisarquitetura
Pinterest: br.pinterest.com/prmaisarquitetura