[Eficiência energética] Isolamento térmico: como economizar energia

Segundo matéria da CAU “Eficiência energética nas edificações é alcançada quando se realizam os mesmos serviços ou se obtém os mesmos resultados usando uma menor quantidade de recursos energéticos. A ideia é que uma edificação apresente um bom desempenho e conforto térmico para os usuários, com um menor consumo de energia.”

Nesse sentido melhorar a eficiência energética na edificação, reduz o consumo de energia ao mesmo tempo em que se garante conforto aos usuários. O desafio é como conseguir isso. E esse é um constante desafio quando o que se busca é uma arquitetura sustentável.

Um projeto recente do escritório onde se buscou alcançar maior eficiência energética foi essa casa no interior paulista. Uma região extremamente quente, onde o ar-condicionado se torna primordial. Mas seguindo o conceito de eficiência energética, buscamos reduzir a necessidade do ar-condicionado. Como?

Um meio mais comumente usado é proporcionar o isolamento térmico das coberturas. Isso pode ser feito de várias formas.

A telha sanduiche é uma delas. Uma camada espessa de isopor é colocada entre 2 camadas de telha. Além de ajudar termicamente também possui propriedades acústicas. O custo é bem atrativo e aceita pintura eletrostática, eliminando em alguns casos, a necessidade de forro.

No caso desta obra, porém, optamos por uma solução ainda mais eficaz. Foi instalada laje de cobertura com isopor cujas vantagens são inúmeras, além da contribuição na eficiência energética:

  • Economia no sistema estrutural, diante da redução das cargas permanentes.
  • Melhoria do desempenho térmico e acústico
  • Redução da quantidade de formas necessárias.
  • “Menor perda de água de amassamento do concreto da laje, o que auxilia no ganho de resistência mecânica e diminui as exigências no que se refere à cura úmida (não as elimina, pois nem toda a laje é revestida com EPS).”

Não satisfeitas, acima desta laje, incluímos a telha cerâmica, que além de também possuir propriedades termo acústicas, cria uma camada de ar entre a laje e a telha isolando ainda mais o calor.

Uma solução menos comum, porém, de alto impacto na busca pela eficiência energética, é o isolamento térmico das paredes.

Analisamos as paredes de maior incidência de luz solar e aplicamos nestas, uma camada de chapa de isopor de 5cm, além da chapa de drywall interna, criando desta forma, uma parede dupla, capaz de diminuir até 75% a entrada de calor em dias quentes além de manter a temperatura interna mais quente em dias frios.

Com essas soluções, usando o isopor tanto nas paredes quanto na cobertura, é possível manter naturalmente a temperatura interna agradável, e desta forma, automaticamente se reduz a necessidade de uso do ar-condicionado.

Precisa de ajuda para montar um projetos que a economia de energia esteja inclusa?

Consulte a PR+ Arquitetura & Interiores.

Agende sua consultoria pelo e-mail: contato@prmaisarquitetura.com prmaisarquitetura.com.br/
Facebook: www.facebook.com/prmaisarquitetura
Instagram: www.instagram.com/prmaisarquitetura
Linkedin: www.linkedin.com/company/prmaisarquitetura
Pinterest: br.pinterest.com/prmaisarquitetura

Fontes de inspiração:

https://www.isoepvalinhos.com/isolamento-termico/

https://telhasanduiche.tietetelhas.com.br/telha-sanduiche/?gclid=Cj0KCQjw3IqSBhCoARIsAMBkTb0Z8Lgj6UKv5lx-4NLOAQcdoIQAn9Pa8SXfrH4CmkXray2PHzdFKhcaArdmEALw_wcB

Per conubia nostra, per inceptos hime Mauris in erat justom etone. Per conub per inceptos hime naeos.

Our London Shop

9235 Bayberry Drive
Hendersonville, NC 28792

london@email.com​
+51853 458 243

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?