Como as cores influenciam nas vendas?

O impacto das cores no comportamento das pessoas é incrível e pode influenciar e muito nas vendas como: sentir-se entusiasmado, animado, ou relaxado conforme for o foco da sua loja.

O primeiro passo é decidir qual tema seguir de acordo com o estilo e identidade visual da marca, se ela segue um estilo mais divertido as cores podem ser mais vibrantes. Se for um estilo mais sóbrio ou elegante, as cores podem ser mais neutras. Porém contrastes chamam a atenção e devem ser usados independente dos tons das cores.

No mundo infantil, por exemplo, cores alegres e uma boa ambientação ajudam a conseguir a atenção das crianças. A faixa etária também deve ser levada em consideração. Tons pastéis são mais indicados para uma loja de bebês, enquanto uma loja de brinquedos pode adotar cores mais alegres como verde limão e o rosa pink por exemplo.

Algumas cores voltadas especificamente para crianças são recomendas:

Azul – aumenta a criatividade e estimula um ambiente mais fresco e relaxante. Não deve ser utilizado em excesso, pois também pode deprimir ou invocar sentimento de tristeza. É uma cor muito interessante para tentar manter a criança menos agitada, porém ainda interagindo no ambiente da loja. Pode ser utilizado por exemplo, em um espaço reservado para a criança desenhar enquanto espera os pais finalizarem as compras.

Verde – A cor da abundância, pode relaxar e contribuir para uma melhor saúde.

Roxo – esta é uma cor muito indicada para crianças pois chama sua atenção e aumenta a concentração. As crianças pré-adolescentes têm preferência pela cor roxa então é uma boa opção para essa faixa etária.

Amarelo e tons alaranjados– são as cores da felicidade. Amarelo estimula a inteligência e é ideal para uso em quartos de crianças, salas de estudo e áreas de lazer. O laranja pode ser usado para pensamento crítico e a memória. Não devem estar em abundância, pois pode agitar causar estresse ou hiperatividade.

Em relação ao local destacado pela cor intensa, o ideal é que o uso das cores esteja em pontos estratégicos, nos objetos, tapetes, ou um painel colorido nas paredes menores, para chamar atenção, mas não “ofuscar” a mercadoria e não deixar que o excesso de cores seja incomodo para os clientes.

A cor também deve ser pensada para criar efeitos desejados dentro do ambiente, uma escolha não só em função da decoração, mas sim da funcionalidade do uso do espaço. Cores frias e claras em superfícies opostas por exemplo podem dar um efeito de amplitude, enquanto cores quentes e escuras podem achatar o espaço ou reduzir um pé direito muito alto por exemplo.

Em termos de exposição e disposição de layout as cores também podem ajudar. Cores escuras, principalmente o preto, podem criar destaque para uma coleção de luxo, com preços mais altos. Enquanto cores vibrantes como vermelho e amarelo dão melhor destaque para itens promocionais.

Colorir o teto pode ser uma ferramenta para destacar de maneira imediata à entrada da loja, os pontos focais, como balcão caixa, provador, promoções.

Independente do segmento da sua loja, é importante levar em conta é o efeito psicológico que cada cor é capaz de gerar no nosso cérebro. Ter um breve conhecimento disso pode cientificamente gerar sensações desejadas nas pessoas.

Fonte da imagem: soumcase.wordpress.com

Relacionamos abaixo um breve resumo das sensações provocadas por cada cor.

“Branco: Pureza, higiene, frescor, calma. A combinação com as demais cores denota harmonia. A predominância desta cor em um ambiente aumenta a luminosidade.

Preto: Distinção, sofisticação, curiosidade, luxo, mistério e superioridade. Cor ligada também à morte na cultura ocidental.

Cinza: Sabedoria, neutralidade. Em uma concepção contemporânea remete também a aspectos urbanos e modernos pela sua ligação com o concreto e o cimento.

Vermelho: Ação, dinamismo, vibração e emoção. Muito utilizada para estimular o consumo relacionado ao apetite.

Amarelo: Credibilidade, alegria, divertimento. Estimula a criatividade e interação pessoal.

Laranja: Mudança, expansão, energia, dinamismo, criatividade. Assim como o vermelho, também estimula o consumo, principalmente ligado ao apetite.

Rosa: Feminilidade, inocência, sonho e pureza.

Verde: Natureza, harmonia, concentração, frescor e estabilidade. Remete à ideia de equilíbrio e confiabilidade.

Marrom: Confere aspecto conservador a um ambiente.

Azul: Produtividade, sucesso, relaxamento, paz. Em tons escuros está relacionado a aspectos similares ao Preto.”

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Referências: (https://arquitetarcomercial.com.br/2018/01/04/cores-e-sensacoes-no-varejo/)

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