Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Esta ciência está ligada a tudo o que envolve percepções sensoriais através da arquitetura, onde estudamos o impacto que o ambiente pode causar na vida e na percepção das pessoas. Logo ela pode ter um excelente resultado em vendas se utilizada com sabedoria. O ambiente tem um imenso poder no comportamento e nas emoções das pessoas e a neuroarquitetura nos ajuda a adaptar essas sensações.
De que forma trabalhamos a neuroarquitetura?
Trabalhando literalmente os sentidos através do espaço. O Impacto visual pode por exemplo ser trabalhado através das cores, que tem muito poder de gerar sensações. Tons quentes (laranja, vermelho, amarelo, remetem a energia, trabalho, positivismo). Tons frios (azul, lilás, remetem a calma, tranquilidade). No caso da loja infantil, a mistura de cores favorece a infância, a imaginação, criatividade, alegria, além de, por si só, chamar a atenção dos pequenos. A iluminação também tem imenso poder no impacto visual, tendo poder de criar atmosferas dentro do espaço.
As lojas de fastfood utilizam muito a influência das cores no comportamento do seu cliente. É até de uma sabedoria mais popular que vermelho e amarelo são cores que remetem a fome e a uma alimentação rápida. E isso é muito utilizado pelo setor.
Já os espaços de beleza e saúde abusam de tons aconchegantes, música e cheiros que façam relaxar além de conectar aqueles sentidos à sua marca.
O Impacto auditivo pode ser trabalhado através da música ambiente. Sons leves e tranquilos, ou sons agitados e empolgantes dependendo do público que se quer atrair. Uma música ambiente pensada de acordo com o conceito da marca, ajuda a traduzir o que se quer levar ao cliente, afetando diretamente a emoção do consumidor.
O impacto sensorial do tato pode ser trabalhado através da temperatura que deve estar agradável. Tirar proveito da ventilação natural quando possível, pode dar uma sensação de contato com o meio externo, de leveza, tornando o ambiente agradável com a entrada de uma leve brisa. A presença de uma área verde dentro da loja também favorece essa sensação, além de ter bom impacto visual.
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O olfato também tem sido cada vez mais explorado, através de aromatizadores que deixam no cliente uma memória olfativa, que o faz remeter à loja sempre que sente determinado aroma. Um aroma agradável gera uma sensação de bem estar e logo a memória olfativa do espaço torna-se positiva e o cliente sente vontade de voltar. Desta forma, transformar seu ponto de venda em um ambiente com experiências sensoriais pode alavancar seu negócio. Trata-se de humanizar o espaço, levar ao cliente a sensações naturais do ser humano. Tudo é uma questão de emoção e sensações, que quando são tocados positivamente, levam ao cliente o desejo de querer ter a experiência novamente, favorecendo inclusive, a fidelidade e o retorno à sua loja.
A PR+ Arquitetura & Interiores pode te ajudar a aplicar a neuroarquitetura em sua loja, entre em contato com a gente!
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