Otimizando espaços: será que vai caber?

Uma das maiores dúvidas das pessoas que nos procuram é: Será que vai caber?!

E isso engloba desde uma casa em um terreno vazio que deve comportar a casa dos sonhos, até o tamanho dos móveis e decoração dentro de um quarto. E responder essa questão é um dos nossos papéis dentro do escritório, o que conseguimos através do projeto que é minuciosamente estudado e detalhado para melhor otimização dos espaços e das necessidades do cliente.

Muitas pessoas não sabem ao certo o que compreende o trabalho de um arquiteto. Muitos entendem que nosso papel é simplesmente deixar os espaços mais bonitos, e ajudar na escolha de revestimentos e de cores. E sim, isso também faz parte, mas não é só isso.

Fazendo um paralelo a um artista que pinta quadros e telas, é realmente como se o tamanho do terreno, da loja ou apartamento fossem uma tela em branco para nós. Nela precisamos criar o ambiente desejado pelos nossos clientes de forma que fique funcional, confortável e bonito.

Para isso, vamos muito além das nossas habilidades que as vezes é natural. Existem diversas regras, parâmetros de medidas e até mesmo normas e leis que vigoram e influenciam na criação dos espaços.

A começar precisamos entender todos os desejos para aquele local, pensando em quem vai utilizar, como será utilizado e por quanto tempo (se é um local de alta permanência ou apenas temporário). Junto com isso precisamos da planta! Então quando não recebemos a planta por quaisquer motivos, vamos até o local para medir e elaborar uma!

Com isso em mãos, partimos para os primeiros desenhos, que são nossos estudos preliminares, para entender o quanto dos desejos é possível colocar no espaço. Criamos todos os ambientes desejados no projeto e apenas depois disso partimos para a parte de acabamentos.

Quando falamos de um terreno para uma nova construção temos que partir da análise da legislação e normas locais. Existem distancias mínimas de recuo a serem consideradas (a distância entre a divisa do terreno e o início do seu imóvel), assim como medidas mínimas de tamanho de janelas e altura do forro. E só depois desses estudos, nossa “folha em branco” se ganha forma para iniciarmos a planta colocando os desejos do cliente!

O mesmo acontece na arquitetura de interiores. Nesse caso já temos as paredes delimitando nosso espaço, e para conseguir ambientes funcionais e aconchegantes seguimos algumas dimensões mínimas para corredores e espaço entre móveis. Assim como projetamos os móveis para que caibam os equipamentos, utensílios e até mesmo roupas, conforme seu uso. A junção desses itens é que vai trazer um ambiente confortável, sem aquela sensação de apertado ou em algumas vezes de que está faltando alguma coisa.

Nas próximas matérias vamos trazer um pouco mais de informações e exemplos dessas dimensões mínimas e praticadas para te ajudar a organizar seu espaço. E se preferir uma ajuda profissional, é só contar com a gente! 😉

Agende sua consultoria pelo e-mail: contato@prmaisarquitetura.com prmaisarquitetura.com.br/
Facebook: www.facebook.com/prmaisarquitetura
Instagram: www.instagram.com/prmaisarquitetura
Linkedin: www.linkedin.com/company/prmaisarquitetura
Pinterest: br.pinterest.com/prmaisarquitetura

Per conubia nostra, per inceptos hime Mauris in erat justom etone. Per conub per inceptos hime naeos.

Our London Shop

9235 Bayberry Drive
Hendersonville, NC 28792

london@email.com​
+51853 458 243

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?