Desde 2020 temos vivido a realidade de conviver com um vírus que todos queremos evitar. Alguns cuidados foram adicionados à nossa rotina para afastá-lo de nós. No início da pandemia, os cuidados eram ainda maiores, mas alguns deles vieram para ficar, afinal contribui para vivermos de maneira mais saudável.
Mesmo depois de 2 anos, é importante lembrar os cuidados que tínhamos quando tudo isso começou e enfatizar que ainda é importante permanecer com eles, para a saúde do espaço.E no espaço comercial? O que pode ser feito para termos um espaço mais saudável? Selecionamos abaixo algumas medidas simples de serem aplicadas e irão garantir mais saúde aos seus clientes, que se sentirão cuidados e acolhidos por sua marca.
ABRA AS JANELAS
Permita a circulação de ar. Ambientes fechados e com ar parado propiciam a propagação de vírus e bactérias, além de favorecer acúmulo de ácaros e germes responsáveis por alergia. Mesmo com a vinda do outono e aquele friozinho que entra por todas as frestas, não feche as janelas por completo, principalmente se houver muitas pessoas em um local só.
A ventilação natural além de evitar doenças principalmente respiratórias também favorece o conforto térmico e aumenta a qualidade do ar.
EVITAR AGLOMERAÇÃO EM ÚNICO ESPAÇO
Dependendo do segmento do seu espaço comercial, restrinja o número de pessoas. À medida do possível crie um ambiente externo de espera que seja agradável.
Nos escritórios se possível, por que não manter o rodízio de sistema home office com presencial? Além de evitar aglomeração, contribui para a qualidade de vida do funcionário e melhor, pode ajudar na redução de gastos com aluguel, já que permite uso de espaços menores, para menos pessoas.
Quando se trata de uma clínica ou espaço de saúde, espace as cadeiras de espera o máximo possível. Se tratando de mercados, farmácias etc., organize as filas com correntes, cones, ou até demarcações no piso com fita crepe, de modo que as pessoas fiquem distantes umas das outras.
ADAPTAÇÃO DAS ENTRADAS
Não apenas em residências isso pode ser adotado. Um capacho higienizado para limpeza dos pés dos clientes vai manter sua loja limpa e agradável por mais tempo, por exemplo. Um frasco de álcool gel ao alcance do cliente vai demonstrar que você se preocupa com seu bem-estar e saúde. Coloque também uma placa solicitando o uso de máscara, desta forma você evita a situação desagradável de ter que pedir para colocar.
HIGIENIZAÇÃO COM ÁLCOOL
Limpe com frequência locais onde o cliente se encosta. Maçanetas, provadores, balcões caixa, máquinas de cartão, bancos de prova de roupa ou calçados, devem ser limpos com álcool frequentemente. Além de evitar qualquer tipo de contaminação, se o cliente vê esse cuidado ele se sente acolhido.
COMUNICAÇÃO VISUAL
Muitos dos cuidados que dependem dos clientes podem ser expostos na forma de comunicação visual.
Placas sugerindo:
- Álcool gel nas mãos ao entrar;
- Tossir e espirrar com a proteção dos cotovelos, em seguida, promover a higienização;
- Álcool no mouse e teclado ao acabar o expediente de trabalho;
- Lembrar de lavar as mãos adequadamente, incluindo antebraços;
- Uso de máscara obrigatório.
MANUTENÇÃO DO AR-CONDICIONADO
Mantenha em dia a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, mas prefira abrir as janelas. Se for optar por um ar-condicionado, tenha em mente que o split é o modelo que menos renova o ar (arquiteta Elizabeth Hirth).
A PR+ Arquitetura & Interiores pode te ajudar a repaginar espaços. Entre em contato com a gente!
Agende sua consultoria pelo e-mail: contato@prmaisarquitetura.com
prmaisarquitetura.com.br/
Facebook: www.facebook.com/prmaisarquitetura
Instagram: www.instagram.com/prmaisarquitetura
Linkedin: www.linkedin.com/company/prmaisarquitetura
Pinterest: br.pinterest.com/prmaisarquitetura